Urbanismo | The Underline: O novo parque linear de Miami
Metrô de Miami
Atualmente a cidade de Miami, nos Estados Unidos, conta com duas linhas de metrô, totalizando 40 km de trilhos e 23 paradas. O metrô da cidade não é do tipo enterrado, mas do tipo de superfície, o que cria espaços livres debaixo da estrutura.
A cidade aproveitou certos trechos e criou ciclovias em alguns desses pontos. Entretanto, essa ciclovia não foi muito bem planejada nem estruturada, e por todo o seu trajeto é possível ver diversos pontos cegos, curvas sinuosas e conflito de usos, onde não de distingue muito bem onde o espaço é para ciclista e onde o espaço é para pedestres. O vídeo abaixo registrou o trajeto, mostrando as dificuldades enfrentadas por quem utiliza a ciclovia.
Meg Daly, depois de verificar o enorme potencial que existe debaixo da estrutura do metrô, fundou em 2014 a organização sem fins lucrativos Friends of The Underline, que trabalha para implantar um parque linear de 16 km sob o metrô.
A ideia do The Underline, é criar sob os trilhos do metrô de Miami um espaço que permita aos cidadãos ocupar a cidade. O projeto consiste na criação de uma ciclovia separada do passeio de pedestres, estações para prática de atividades físicas, parquinhos, bicicletários, galerias, enfim, uma série de equipamentos públicos de lazer para a população. Veja abaixo que incríveis as projeções de como ficará o parque.
ANTES
DEPOIS
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DEPOIS
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A estimativa do projeto é desembolsar US$ 120 milhões, destinando US$ 80 milhões para a construção da ciclovia, passeio de pedestres, iluminação e mobiliário urbano. US$ 20 milhões para reformular os mais de 30 cruzamentos e mais US$ 20 milhões para a construção dos parques.
Considero a iniciativa do The Underline sensacional, um exemplo para nós! Me lembrou muito o The High Line, projeto muito semelhante que ocupou os trilhos abandonados de Nova York com um imenso parque suspenso. O mais bacana é que ambos projetos partem de iniciativa da própria população!
Cidades brasileiras, como São Paulo, também tem o mesmo sistema de metrô, o de superfície e, mais recentemente, os monotrilhos suspensos. E fica a pergunta de como estamos aproveitando esses espaços que ficam abaixo dessas gigantescas estrutuaras. Abrindo mais avenidas? Ou criando canteiros sem nenhuma função, gerando cada vez mais espaços inertes pelas cidades, onde a população não pode ocupar e nem usufruir do espaço público. Como já disse, as iniciativas do The High Line e do The Underline, surgiram do próprio povo, que levou essas contribuições às autoridades e cobram delas a execução do que é pedido.
Linha 1 do Metrô de São Paulo
O espaço público é de todos, cabe a nós exigirmos de nossas autoridades o melhor uso dele, criando cada vez mais uma cidade melhor para se viver!
Abaixo, fonte das fotos e do conteúdo. Acessem para mais informações:
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